terça-feira, 10 de maio de 2016

A taxa de juros média no cartão de crédito atinge 435,6% ao ano

Taxa se manteve no maior patamar desde outubro de 1995. (Foto: Banco de Dados)Taxa se manteve no maior patamar desde outubro de 1995. (Foto: Banco de Dados)Taxa se manteve no maior patamar desde outubro de 1995. (Foto: Banco de Dados)
A taxa média de juros no cartão de crédito subiu para 435,6% em abril e se manteve no maior patamar desde outubro de 1995, de acordo com um levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado nessa segunda-feira. Em março, o juro médio era de 432,2%. Ao mês, a taxa aumentou de 14,95% para 15,01%, diz a associação.
O aumento da inadimplência e a inflação pressionada, que corrói a renda das famílias, são alguns dos fatores que contribuíram para a elevação dos juros no mês de abril, de acordo com a Anefac. Complementam o cenário o aumento de impostos e a crise econômica do País, diz a associação.
Com o panorama deteriorado, as instituições financeiras aumentam as taxas de juros para “compensar prováveis perdas com a elevação da inadimplência”, afirma a Anefac. Aumento das despesas contra calotes de grandes empresas, inadimplência em alta e redução nas carteiras de crédito minaram os lucros de Itaú, Bradesco e Santander. Para tentar se precaver, as instituições financeiras elevaram as provisões contra créditos de liquidação duvidosa. No cheque especial, os juros passaram de 263,7% para 267,6% ao ano, maior nível desde julho de 1999. Ao mês, a taxa foi elevada para 11,5%. (Folhapress

Nenhum comentário: